Karla Lessa

SOBRE

FaceApp_1595804477894.jpg

SOBRE

Nascida no Rio de Janeiro, Karla Lessa estabeleceu um convívio direto com as belezas e peculiaridades da cidade.Teve uma vivência artística no Largo das 5 bocas, onde desenvolveu a força e a paixão característicos de sua arte.

Karla Lessa é formada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Usa seu dom como forma de se aproximar da cultura carioca e de diminuir alguns dos problemas sociais que encontra em seu entorno.​

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Sua temática é plural, contudo, paradoxalmente, um traço característico de sua obra é a paixão que pulsa e encanta. Sua arte é comunhão da essência humana com o que há de mais puro no ser. A artista, em sua jornada, inspira e transporta os que têm a oportunidade do contato com suas criações.

PREMIAÇÃO

Recebeu, em 14 de setembro de 2016, a Medalha Comemorativa dos 200 Anos da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) por serviços prestados para a Instituição.

MedalhaKarla-768x1024.jpeg

DEPOIMENTOS

Mônica Ferreira da Silva

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro

"Acompanho a linha criativa de Karla Lessa há mais de uma década. Posso perceber que sua criação artística, assim como a definição de arte, provoca sempre emoção!!! 
Já pude desfrutar de curiosidade, afeto, assombro, vivacidade, harmonia, sedução e tantas outras expressões do viver.
A obra de Karla Lessa, de forma contundente e leve, dialoga com nosso olhar e nos remete ao nosso interior."

"Karla Lessa evoca sua personalidade dinâmica e graciosa por meio de um abstracionismo lírico que encanta tanto pela sinergia das formas quanto pelo radiante colorido. Artista polivalente, transita por diversas técnicas — sejam elas bi ou tridimensionais — sem abrir mão da alegria que lhe é peculiar e transborda em suas obras."

Rafael Frota

Artista Visual

Marília Xavier

Professora de Filosofia

"Aprendi a observar sua arte! Num contexto de familiaridades identificar o dom é como poder contar a verdade sobre um fato que estava em segredo. Desde cedo preocupadas com nossas tarefas, profissões, nossas pequenas superações do dia a dia nos apontavam caminhos fragmentados, as vezes indecifráveis que nos tornavam mulheres reais, vencedoras de nós mesmas.

Sempre vi no seu traço genuíno, o esboço positivo dessa fragmentação. A sensação de que a cada obra decifrava um pouco daquela época, daqueles afetos e...desafetos.

Seu trabalho injeta em nós um contemporâneo ativo, temporal e, mesmo, resiliente.  Apesar de todas as toscas descobertas, da desigualdade, da falta da verdade que nos provoca todos os dias, nossa artista remenda com nanquim uma

 decifração que pode nos alcançar...e quando alcança nos imprime sua lógica e mistério.

Arte como pura descoberta!! Descoberta que comunica um mundo fascinante interiorizado que brota para fora de si e serpenteia com traços, cores, imagens elípticas, anfíbias e primitivas. Sua obra nos traz um objeto contemporâneo que não tem medo de ser incompleto cedendo sua vez para a própria fascinação do observador. Isso é o que sua arte me causa!!! Obrigada por ela!"